quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Mito Rodoviário (Arouca e o Portugal profundo)

Este fim-de-semana fui para os lados de Viseu, para o Portugal profundo como eu gosto de dizer. Convêm dizer, para que não haja mal entendidos que eu gosto muito deste Portugal. Umas das coisas que eu gosto neste Portugal são das estradas, esqueçam lá as grandes rectas, as auto-estradas com 3 faixas para cada lado e o transito caótico, aqui só passa um carro e quando vem outro no sentido contrario temos de nos encolher, o piso não esconde o passar dos anos e o traçado da estrada parece ter sido desenhado por um engenheiro bêbado. Mas eu pessoalmente gosto bastante de curvas (…) guiar numa auto-estrada é uma seca, eu gosto mesmo é de curvas, 3ª e 4ª ora para a esquerda ora para a direita, a subir e a descer. Ora, vinha eu a percorrer a estrada entre Castelo de Paiva e Arouca quando vi um sinal que nunca dantes tinha visto, era de perigo, triangular e tinha 3 z´s desenhados! A quantidade de curvas e contracurvas era tanta que para poupar foi posto apenas um sinal como que a dizer: daqui para a frente é sempre aos esses… Este sinal já não é usado, mas também, hoje em dia já não faria grande sentido.No entanto ainda fiquei mais surpreendido quando percorria a estrada entre sezures e outro sitio qualquer perdido no mapa que eu já não me lembro. Foi ai que eu o vi, o sinal de estrada com prioridade, para quem já não se lembra é aquele amarelo em forma de losango. A única vez em que o tinha visto tinha sido no livro do código e sinceramente pensava que era como os pilhões, um mito urbano! Mas afinal ele existe mesmo…E viva o Portugal profundo, e a sopa de legumes e porque não, as autunites…http://www.europcar.pt/travelcenter/drivingabroad.html